top of page

Nina Pará

Natural de São Paulo/SP, Nina começou a se interessar pela música ainda na adolescência. Com 15 anos iniciou os estudos de guitarra. Aos 18, se apaixonou pela bateria, após assistir a um show do Mike Stern Trio, que, na época, contava com o incrível Dennis Chambers. Desde então, o foco de Nina são os tambores. Ela estudou com diversos professores, entre eles Jorge Aniello, Douglas Las Casas, Aquiles Priester, Stephane Chamberland, Dom Famularo, Cuca Teixeira e Giba Favery.

 

Dentre suas influências estão o rock, heavy metal e rock progressivo. E é claro que a música brasileira também faz parte da sua vida.

 

Os primeiros trabalhos profissionais de Nina foram em bandas cover de rock, apresentando-se em bares da cidade de São Paulo. Em 2002, foi chamada para integrar a banda Barra da Saia, composta unicamente por mulheres. De lá para cá, atuou como freelancer e também integrou diversos projetos e bandas, como Crats, Illustria, Kavla, Lacme, Kriptonita, Punkake, Landau.

 

Em paralelo ao trabalho com bandas, a baterista sempre deu aulas, atividade que é seu dia-a-dia profissional desde 2005. Nina já deu em aulas em diversas escolas, além de sempre lecionar no seu próprio estúdio. Ela desenvolveu apostilas para o acompanhamento das aulas, além da utilização de diversos livros já consagrados.

 

Nina Pará lançou seu primeiro disco solo em 2014. O álbum HeartBeat, que tem sete faixas instrumentais, conta com a participação de músicos de reconhecidos em todo o país, como Lucas Bittencourt, Tatiana Pará, Fernanda Horvath, Geraldo Vieira, Bozzo Barretti, Sintia Piccin e Richard Fermino. 

 

Outro ponto alto da sua carreira é o projeto Nina e Tatiana Pará, um duo com sua irmã gêmea, a guitarrista Tatiana Pará. As irmãs criaram o proejto para tocar na abertura dos shows do Samsung Best of Blues em Porto Alegre e São Paulo, em outubro de 2019. A dupla abriu os shows de Kenny Wayne Shepperd e Zakk Wylde para públicos de em média 20 mil pessoas em cada cidade. O projeto se firmou como sucesso e elas estão lançando as músicas nas plataformas digitais.

 

Em junho de 2022 Nina lançou o livro Accenting The Weaker Side (Wizdom Media), escrito juntamente com o mestre Dom Famularo e Stephane Chamberland. o livro é um marco na sua vida, e está disponível em ebook na Hudson Music e em papel na Livraria Free Note, em São Paulo.

 

Atualmente a baterista toca com seu trio Nina Pará Project divulgando as músicas do Heartbeat e também faz parte das bandas Ronaldo e os Impedidos, Suck My Magik, Dominatrix e Woman Sounds.

 

Nina dá aulas em seu estúdio Blackdogs, localizado na zona sul da cidade de São Paulo e é artista das marcas Pearl Drums, Sabian Cymbals, Vic Firth, Dudu Portes Luen e Pad Gorilla

Nina.jpg
Nina.jpg

Discografia

Lacme - Reverse - 2008

Lacme - Reverse Naked - 2008

Kavla - Surreal - 2008

Lacme - Mantras e Repetições de Rock - 2009

Illustria - Demons of War - 2009

Crats - Way - 2012

Lucas Bittencourt - 2012 

Nina Pará - HeartBeat - 2014

Ronaldo e os Impedidos - Onde está o Rock N' Roll – 2016

Dominatrix - Single “Meu Corpo é Meu” - 2018

Tatiana & Nina Pará - Single “House on Fire” - 2022

Adriana Pivatti - Ayá e a Rosa

Nina usa

Pearl Drums
Sabian Cymbals
Vic Firth Drumsticks
Dudu Portes Drumheads
Pad Gorilla

 

Nina2.jpg
bottom of page